CELEBRA
Rede de animação litúrgica
-----------------------------------------------------------------
Abra a porta, abra a janela, venha ver quem é que vem! É Jesus que vem chegando ele é o nosso bem!
Aos nossos núcleos da Rede CELEBRA espalhados pelo Brasil e às pessoas e grupos em comunhão conosco.
Reunidos(as) em Hidrolândia (GO), nos dias 1º a 4 de dezembro de 2005, vindos dos estados de RS, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, TO, MT, MS, DF, MA, PE e PA, somando 66 participantes para a assembléia comemorativa dos 10 anos da Rede – Memória, Identidade, Compromisso – temos a alegria de partilhar com vocês um pouco do que refletimos, vivenciamos e propomos.
Nesses dias, fizemos memória a partir da realidade dos núcleos, revelada nas respostas aos questionários, ficamos encantados(as) ao perceber que a maioria deles se encontram regularmente para celebrar, partilhar a vida e as experiências, bem como, para estudar e animar a vida litúrgica das comunidades. O espírito da Rede está se alastrando e iluminando a caminhada dos pobres em busca de libertação.
O Ofício Divino das Comunidades, um jeito de celebrar comunitário, orante, profético, inculturado, ligando liturgia e vida, marcam a identidade da Rede e nos dão força e ânimo em meio aos desafios sociais, políticos, econômicos e eclesiais que se apresentam.
Celebramos a memória de Jesus procurando assumir suas atitudes no compromisso com a transformação pascal da realidade, resgatando a dignidade do ser humano como filho e filha de Deus que é, e, ao mesmo tempo, promover um mutirão na construção do Brasil que queremos, a partir da relação fraterna e comunitária entre as pessoas e culturas, superando a desigualdade social e respeitando as diversidades.
Reafirmamos durante a assembléia, que a “CELEBRA é uma rede formada por pessoas, grupos e comunidades, aberta ao diálogo ecumênico, comprometida com uma liturgia cristã, fonte de espiritualidade, inculturada na caminhada, solidária com os pobres” (Carta de Princípios, nº 07).
A CELEBRA tem como prioridade para os próximos anos a Formação (em nível nacional e local) considerando a realidade e necessidade de cada núcleo. Também comunicamos com alegria que a Equipe de Articulação eleita pela assembléia, para os três anos seguintes, é composta por: Maria de Lourdes Zavarez, Laudimiro de Jesus (Mirim) e Marcelino Sivinski.
No caminho percorrido nestes dez anos da Rede CELEBRA, temos a certeza de que é preciso continuar tecendo uma liturgia ministerial e missionária, que testemunhe e celebre a presença do Mistério Pascal nas comunidades como ensina Concílio Vaticano II.
Com muito axé, aguardamos a manifestação do Deus-conosco que muda o chão duro de nossas vidas em água pura.
Hidrolândia/GO, 04 de dezembro de 2005.
Participantes da Assembléia Comemorativa dos 10 anos da
Celebra – Rede de Animação Litúrgica