O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

25 de abril de 2021

QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Ano B – Quarto  Domingo da Páscoa 25/04-2021

 

1-Aprofundando os textos bíblicos:

João 10,11-18 – No Primeiro Testamento, ou Primeira Aliança, a imagem do pastor que conduz e protege o rebanho foi aplicada a Deus (Sl 23, Is 40, Jr 31) e ao rei messiânico (Ez 37, Sl 78). Jesus é o verdadeiro pastor. Entre ele e o seu rebanho há uma solidariedade radical, diferente dos mercenários (chefes de Israel - Ez 34, Jr 23,1-8) que sacrificam as ovelhas aos seus interesses. Na tradição bíblica, o conhecimento entre as pessoas pressupõe amor e relação profunda. Esta é a ligação entre Jesus e os seus, cuja fonte é o amor que o liga ao Pai, o verdadeiro dono do rebanho. A morte na cruz é a expressão suprema desse amor. 

Atos 4,8-12 – A cura é imagem e sinal da salvação oferecida por Jesus crucificado e ressuscitado. O processo contra João e Pedro se dá devido à questão: Em nome de quem, fizeram isso? O nome de Jesus, que é o próprio Jesus, é o centro da fé e também das perseguições. 

Salmo 118(117) – A liturgia nos anima a rezar este salmo no tempo pascal, agradecendo comunitariamente as “maravilhas” que Deus operou e continua operando no meio de nós.

1João 3,1-2 – Somos filhos de Deus e objeto de seu amor, mistério que só pode ser entendido pelos que “conhecem” a Deus, abertos para a esperança da revelação total do que toda a humanidade será conforme o sonho de Deus.

2-Atualizando: Jesus, o Bom Pastor dá a vida por nós e nos chama, animados pelo Espírito Santo, a entregarmos também a nossa vida pelo bem da humanidade. Como estamos dando nossa vida para que o rebanho de Jesus cresça cada vez mais e conheça seu único Pastor?

3- A palavra de Deus na celebração: Hoje o Bom Pastor nos reúne, fazendo de nós um só rebanho, uma só família. Numa relação de amor, ouvimos sua voz e damos graças sobre o pão e o vinho, sinais sacramentais da sua vida que nos é dada. Esta participação na eucaristia nos leva, como bons pastores, a doar livremente, com ele, nossa vida a serviço dos irmãos.

4-Dicas para a celebração: Seguir ou elaborar um roteiro básico, realçando o acendimento do Círio, a aspersão com água batismal e outros elementos pascais importantes. Um ícone do Bom Pastor será muito sugestivo.

M. do Carmo de Oliveira e Maria de Lourdes Zavarez

 

> 2 - Atualizando:     Jesus, o Bom Pastor dá a vida por nós e nos chama, animados pelo Espírito Santo, a entregarmos também a nossa vida pelo bem da humanidade. Como estamos dando nossa vida para que o rebanho de Jesus cresça cada vez mais e conheça seu único Pastor?

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     João 10,11-18; Atos 4,8-12; Salmo 118(117); 1João 3,1-2

> 4 - Dicas e Sugestões:    O Bom Pastor nos reúne, fazendo de nós um só rebanho, uma só família. Onde há luta em defesa da vida, lá existe a missão do Bom Pastor. Ele que veio “para que todos tenham a vida e a tenham plenamente!” (Jo 10,10)

 

M. do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez