O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

16 de abril de 2021

TERCEIRO DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

TERCEIRO DOMINGO DA PÁSCOA: 18/04/2021

Lucas 24, 35-48; Atos 3,13-15.17-19; 1João 2,1-5a;  Salmo 4(5) –

  1. Aprofundando os textos bíblicos:

Lucas 24, 35-48 – Os textos deste domingo nos convidam a um novo relacionamento com Jesus, o ressuscitado. Nos vv.36-43 Jesus triunfa sobre a incredulidade dos discípulos e discípulas, fornecendo-lhes os sinais da sua ressurreição. Ele lhes dá o entendimento das Escrituras (Lei de Moisés, Profetas e Salmos), que com Jesus adquirem um novo e pleno sentido. Jesus ressuscitado não é um fantasma. Ele é o mesmo Jesus que viveu entre nós, foi crucificado, tem as provas nas mãos e nos pés; é uma pessoa concreta com todas as suas capacidades e está na plenitude da vida. Os vv. 46-48 apresentam os temas da pregação apostólica: uso das Escrituras, pregação da conversão e do pecado, o papel de testemunhas conferido aos discípulos.

Atos 3,13-15.17-19 – A ressurreição é obra do Pai. O testemunho dos apóstolos é uma crítica à atitude dos judeus que rejeitaram e mataram  “o servo” (v.13) “o santo e justo” (v.14) Jesus de Nazaré. Os discípulos de Jesus contestam e convidam os judeus à conversão.

Salmo 4(5) -  Deus é chamado de “meu justo”; ele é o nosso defensor e nos põe na luta por uma vida melhor. 1João 2,1-5a –  Nos textos de hoje aparecem muitos títulos de Jesus. Na carta de João, Jesus é nosso advogado de defesa junto ao Pai, porque é “O justo”(v. 1). Conhecer (v.3) a Deus é entrar em relação amorosa, pessoal e viver em comunhão com ele.

2-Atualizando:

Em cada celebração o Senhor ressuscitado se manifesta, abre nosso coração, explica as Escrituras, parte o pão para nós e nos faz ardorosas testemunhas, artífices de um mundo novo. O que levamos desta experiência pascal para nosso dia-a-dia?

    3- A palavra de Deus na celebração:  

Em nossa assembléia litúrgica o Senhor se manifesta vivo, aquece o nosso coração com sua Palavra, partilha conosco o pão da vida e, abrindo os nossos olhos, nos anima e nos envia ao mundo como testemunhas da vida nova, do perdão e da paz.

  4- Dicas para a celebração em nossas casas:

Hoje podemos realçar o acendimento do Círio, a aspersão com água e outros elementos pascais importantes como a ação de graças com a partilha do pão.

M. do Carmo de Oliveira e Maria de Lourdes Zavarez

 

 

> 2 - Atualizando:     \"Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz do vosso rosto.\"

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     Lucas 24, 35-48; Atos 3,13-15.17-19; 1João 2,1-5a; Salmo 4(5) –

> 4 - Dicas e Sugestões:   

 

M. do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez