O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

18 de outubro de 2020

VIGÉSIMO NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Vigésimo nono Domingo do Tempo Comum - Ano A

 

  1. Aprofundando os textos bíblicos: Isaías 45, 1.4-6; Salmo 95(96);1Tessalonicenses 1,1-5b; Mateus 22,15-21

 

*O termo hebraico “messias”, em grego “khristos”, significa “aquele-que-é-ungido” pelo Senhor. A unção com óleo era sinal da penetração do Espírito de Deus, investindo uma pessoa para uma missão de rei, de sacerdote, ou de profeta. Ciro, era rei dos persas em 550 a. C. derrubou o império babilônico e permitiu que o povo de Deus voltasse à sua terra e reconstruísse o templo e cidade de Jerusalém. Esse rei pagão, vencendo a Babilônia e dando liberdade ao povo exilado, está sendo escolhido por Deus para estabelecer a justiça na história. Está devolvendo a Deus o que é de Deus – o povo sofrido, que é centro das atenções de Deus.

*O evangelho nos fala de herodianos e fariseus; os primeiros são favoráveis aos romanos; os fariseus consideravam a presença romana como castigo de Deus. Mas, mesmo não sendo amigos, unem-se para apanharem Jesus em uma conspiração premeditada. A pergunta toca a vertente econômica da política, na qual entra em jogo a lealdade e submissão ao poder imperial. Porém tem uma conotação religiosa, porque na moeda estava escrito que Tibério César era “divino”. Jesus é muito hábil em sua resposta que denuncia a hipocrisia, desfaz a armadilha que lhe armam e oferece um ensinamento acima do nível proposto pelos inimigos: se eles possuem a moeda é porque aceitaram as condições impostas pelo império. Jesus afirma que acima de qualquer poder humano está Deus e seu povo, criado a sua imagem e semelhança. Não se trata de devolver a vil moeda, mas devolver a Deus o seu povo que não deve se submeter a homens que se colocam no lugar de Deus.

  1. Atualizando: Neste momento em que os que governam nosso país, usam idolatricamente o nome de Deus, tempo de tanta corrupção é fácil compreender a Palavra de Deus deste domingo. O dinheiro domina a pessoa de tal forma que se perde completamente a noção de dignidade, de direito, de justiça e de respeito. “Dinheiro na mão é tentação” e uma questão mal resolvida dentro de cada um de nós, na sociedade e especialmente na atual política. E na nossa Igreja, em nossa família, como nos organizamos para ficar livres da ganância do poder e do dinheiro? Usamos o nome de Deus em falso, em vão?
  2. A palavra de Deus na celebração: Como cidadãos do mundo nos reunimos, filhas /os do mesmo Pai em assembleia cristã, para a partilha do Pão da vida. Com Jesus nos entregamos ao Pai e damos assim a Ele, na liberdade de filha/os.

*Para a bênção final, segue a sugestão: A família é convidada a voltar-se para a porta de saída, ou na direção dos quatro pontos cardeais, abrangendo todas as direções, enquanto quem preside faz a oração:                                  :
D- O Senhor esteja com vocês. /T- Ele está no meio de nós!

D- O Deus Pai, que em Jesus manifestou a solidariedade e a caridade, vos faça mensageiros do Evangelho e testemunhas do seu amor no mundo. T: Amém!

D- O Senhor Jesus que prometeu `sua Igreja estar a seu lado até o fim dos tempos, dirija os vossos passos e confirme as vossas palavras. T. Amém!

D- O Espírito Santo esteja sobre vós, para que, percorrendo os caminhos do mundo, possais evangelizar os pobres, dar vista aos cegos e curar os corações humilhados e contritos. T. Amém! D- Abençoe-nos o Deus tão misericordioso, o Pai e o Filho e o Espírito Santo. T. Amém!

*O ato penitencial poderá ser realizado após a meditação da Palavra, expressando reconciliação entre fé e política, provocada pela Palavra de Deus proclamada.

*Nas preces, lembrar das missionárias e missionários que se dedicam ao trabalho missionário junto aos mais pobres e necessitados, em nosso país e nos locais mais pobres de nossa casa comum, a Terra.

Maria do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez

 

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     Textos bíblicos: Isaías 45, 1.4-6; Salmo 95(96);1Tessalonicenses 1,1-5b; Mateus 22,15-21

> 4 - Dicas e Sugestões:   

 

M. do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez