1 -Aprofundando os textos bíblicos:
A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR
01/12/2019 - Primeiro Domingo do Advento - ANO A
1 -Aprofundando os textos bíblicos: Mateus 24,37-44; Isaías 2,1-5; Salmo 122(121); Romanos 13,11-14:
A primeira leitura deste novo ano litúrgico que se inicia, Ano A, com predominância do evangelho de Mateus, traz uma promessa que fortalece a fé e a esperança: Deus vai transformar Jerusalém em cidade nova e universal, foco de vida para todas as nações. Governadas e julgadas por Deus, as nações se reconciliarão, transformando as armas de ódio e guerra em instrumentos pacíficos a serviço do bem comum. O fim das guerras faz parte da maioria das representações escatológicas. Isaías tem em vista as peregrinações ou subidas regulares por ocasião das grandes festas em Jerusalém. A paz se relaciona com o próprio nome de Jerusalém, “cidade de paz”. A Palavra de Deus, chamada de Lei, instrução, luz “Torá” é um caminho que não basta conhecer, mas viver no concreto da existência.
O Evangelho é anúncio dirigido à liberdade humana, mostrando a gravidade e a responsabilidade da vida. Deus se faz presente na vida em momentos e formas inesperadas. No tempo de Jesus o povo esperava o Dia do Senhor, no qual Deus julgaria e salvaria a humanidade, instaurando seu Reino. Jesus propõe uma atitude fundamental diante da vinda de Deus, a vigilância. Viver atentos e de prontidão para ver como Deus se manifesta. Mateus conta parábolas para ilustrar a vigilância: no tempo de Noé havia os que só pensavam em comer, beber, casar-se. Noé se salvou porque estava vigilante; homens e mulheres que parecem iguais, na verdade se tornam diferentes pela atitude de vigilância ou de despreocupação com a inteireza do momento em que vivem. Quem segue Jesus pode comer, beber, casar-se, trabalhar, como qualquer outra pessoa, mas o que conta é a disposição e prontidão para viver a justiça e o amor, conforme o projeto de Deus.
2 - Atualizando: O Advento nos envolve e nos faz acordar, assumir o projeto de Deus que entra em nossa vida, na história da humanidade para criar nova realidade. Deus realizou seu projeto em Jesus Cristo, e Jesus continua a se manifestar na vida e história da humanidade. É preciso estar atentos e prontos para agir e ajudar a preparar a cidade-sociedade fundada na justiça e na paz para todas as pessoas. Acordar é converter-se continuamente. Em que pontos a comunidade e nós pessoalmente precisamos nos converter?
3 - A palavra de Deus na celebração: Bendizemos ao Pai que nos conduz das trevas à luz radiante de Cristo. Anunciamos sua vinda na comunidade reunida e renovamos a esperança da vinda gloriosa e definitiva do seu Reino, atentos e solidários aos seus sinais.
> 4 - Dicas e Sugestões: Com este primeiro domingo do Advento, tem início o tempo de Natal que vai até a festa do Batismo do Senhor. O advento é tempo de alegre espera do Senhor que vem. Preparemos a coroa do Advento. As velas que serão acesas a cada domingo, simbolizam a nossa atitude a vigilância constante. Vejam no Dia do Senhor, Ciclo do Natal, ABC p.49-54.
> 2 - Atualizando: Este domingo é o domingo da VIGILÂNCIA! Vigiar é estar solidário com Jesus, assumindo sua causa! O SENHOR VIRÁ! Vem para que toda humanidade se converterá ao verdadeiro Templo de Deus, Jesus Cristo e seu PROJETO. ACORDEMOS!!!
> 3 - A palavra de Deus na celebração: \"De alegria vibrei no Senhor, pois vestiu-me com sua justiça, adornou-me com joias bonitas, como esposa do Rei me elevou!
> 4 - Dicas e Sugestões: Que atitudes e obras traduzem a nossa vigilância?
Maria do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez