O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

29 de abril de 2019

SEGUNDO DOMINGO DE PÁSCOA - FÉ DE TOMÉ

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Segundo Domingo da Páscoa – 28/04/2019

 

1-Aprofundando os textos bíblicos: Atos 5,12-16; Salmo 118 (117); Apocalipse 1,9-13.17-19; João 20,19-31: 

Nos domingos depois da Páscoa, as segundas leituras são tomadas do Apocalipse. Jesus se apresenta como primeiro e último, abrangendo a totalidade; sua vida depois da ressurreição é perpétua; o ressuscitado agora controla a morte e o abismo, que pareciam ter poder ilimitado. At 5,12-16 é um sumário da comunidade que se reúne no templo, mas é específica, diferente e aberta aos que abraçam a fé no Senhor Jesus.

O evangelho traz duas aparições de Jesus Ressuscitado, no domingo, na casa, com as portas trancadas. Os discípulos estavam com medo dos judeus, que aqui não significa o povo em geral, mas as autoridades que haviam matado Jesus. As aparições afugentam o medo e despertam novamente a esperança. A saudação de Jesus não é convencional, mas realização da promessa: “Eis que vou trazer a paz como um rio...”(Is 66,12) “Farei da paz a tua administradora, e da justiça a tua autoridade suprema.” (Is 60,17) Também a alegria é cumprimento de palavra profética: “...o gozo e a alegria os acompanharão, a dor e os gemidos cessarão.”(Is 51,11) O gesto de soprar recorda a criação da humanidade (Gn 2,7) e a ressurreição dos mortos (Ez 37). É a criação de nova humanidade, dotada do sopro do Espírito. A profissão de fé de Tomé, usando os termos Senhor e Deus, é plena; reúne as palavras “Adonay e Yahweh” títulos da aliança e é uma aclamação litúrgica primitiva.

2- Atualizando: Neste mundo de guerras, de lutas pelo poder, onde muitos desejam ser o primeiro, que boa notícia nos traz hoje a palavra de Deus? Que compromisso nossa fé no Ressuscitado exige de nós?

3- A palavra de Deus na celebração: Damos graças ao Pai pela vitória de Cristo sobre a morte, pecados e incredulidades. Acolhemos a salvação que nos é oferecida pelo Ressuscitado, nos sinais que anunciam e atualizam entre nós sua presença: a comunidade reunida e organizada em seus vários ministérios, a Palavra e o pão que partilhamos. Suplicamos o sopro de seu Espírito para vencermos nossos medos, animar nossa fé, ainda tão frágil, e nos fortalecer na missão de testemunhas da ressurreição.

4- Dicas para a celebração: Encontram-se no Dia do Senhor Ciclo Pascal ABC, p.313-317.

 

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     Textos bíblicos: Atos 5,12-16; Salmo 118 (117); Apocalipse 1,9-13.17-19; João 20,19-31:

> 4 - Dicas e Sugestões:   

 

M.do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez