O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

21 de outubro de 2018

Vigésimo nono Domingo do Tempo Comum – (Dia mundial das Missões) Primeira semana do Saltério

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Vigésimo nono Domingo do Tempo Comum –  (Dia mundial das Missões)  Primeira semana do Saltério

1-Aprofundando os textos bíblicos:

Marcos 10,35-45; Isaías 53,10-11; Salmo 33(32),4-5.18-22; Hebreus 4,14-16: O texto de Isaías fala do servo sofredor; é o quarto cântico do Servo e descreve a sua paixão. Na condição de Servo, Jesus entregou sua vida a favor do povo que o rejeitava. Deus o ressuscita e o faz justificação para muitos, tornando-o início de um novo povo. Os discípulos não compreendem a missão de Jesus.

Tiago e João pensam em Jesus como rei messiânico e querem participar de sua honra e poder, sentando-se a seu lado na glória. Para quem segue Jesus, a maior glória é ser incorporado ao seu ministério e à sua caminhada de entrega nas mãos do Pai. Neste texto, Jesus anuncia pela terceira vez a sua morte na cruz, aceitando que Deus seja o absoluto. O único soberano é o Pai. O Reino pertence ao Pai, vem do Pai que é a única autoridade. Jesus revela o Reino, mas permanece servidor. O Reino é graça, dom, e não um dever da parte de Deus, nem direito do ser humano. Na comunidade, a  autoridade é serviço ao bem comum; não pode ser instrumento para dominar e oprimir, usando o poder em favor de si mesmo e seus interesses. No salmo se impõem a esperança e a confiança na misericórdia do Senhor.

2-Atualizando:

A liderança na comunidade não é um meio de dominação, mas serviço, relação de irmãos, cujo único Senhor é Jesus. A grande honra é servir. A comunidade cristã é lugar de irmãos a serviço de outros irmãos. Em quê a Palavra deste domingo nos interpela e nos julga?

3-A palavra de Deus na celebração:

Acolhemos o chamado do Senhor que hoje nos propõe a radicalidade do seguimento: beber o cálice e assumir o testemunho, o batismo da cruz. Pela eucaristia, participamos com Cristo da doação livre e total de nossa vida, assumindo a mística do serviço, como fonte de alegria.

4-Dicas e sugestões para a celebração:

Encontram-se no Dia do Senhor, TC, Ano B, p. 145-148 dicas e sugestões de cantos para a celebração. Hoje, Dia das missões, ter presente as pessoas que vivem a radicalidade de sua vocação missionária. 

 Maria de Lourdes Zavarez e Maria do Carmo de Oliveira

 

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:    

> 4 - Dicas e Sugestões: