O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

6 de maio de 2018

Sexto Domingo da Páscoa - Ano B - “Já não chamo vocês de servos, mas de amigos…”

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Sexto Domingo da Páscoa – Ano B  -

“Já não chamo vocês de servos, mas de amigos…”

 

Segunda semana do Saltério

1-Aprofundando os textos bíblicos:

João 15, 9-17 –Hoje continuamos o que ouvimos no 5º domingo: a união vital e fecunda entre a videira e os ramos é união de amor que se expande do Pai ao Filho, do Filho aos discípulos e dos discípulos a todas as pessoas. Como a 2ª leitura, o Evangelho fala do mandamento do amor: “Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.” O amor é dom e é missão. Jesus nos confia a missão de repartir e multiplicar seu amor para que tenhamos alegria completa. 

Atos 10,25-26.34-35.44-48 – Deus não discrimina as pessoas, nem se deixa influenciar por divergências de sistema religioso. Quer reunir toda a humanidade num mesmo amor. Pedro é chamado para essa missão, superando as limitações do sistema religioso judaico, em que foi criado. Realizando sua missão, Pedro encontra pessoas já animadas pelo Espírito de Deus. Pagãos e judeus destinatários de Pentecostes.

Salmo 98(97) – O amor de Deus é fiel. “Amor e fidelidade”, comprovam que Deus é parceiro de Israel, mas também de todos os povos da terra, do universo - ligado à história e comprometido com a justiça. 

1João 4,7-10 – João escreve às comunidades da Ásia Menor que estão em crise, porque alguns diziam que era possível amar a Deus sem Cristo e sem comunidade. João diz que ninguém se salva isolado, por sua própria força. Neste pequeno texto aparecem 10 palavras derivadas de “ágape”, que significa amor-solidariedade: Amor-divindade, dom, gratuidade, acolhimento, experiência, comunicação, dar a vida...

2-Atualizando:

Qual é a palavra de Deus para nós hoje? Estamos dispostos a viver uma entrega de amor total ao Senhor, comprovada pela solidariedade e compromisso com os irmãos?

       3- A palavra de Deus na celebração:

Na liturgia recordamos e bendizemos o grande amor de Deus para conosco. Amor que se manifestou de tantas maneiras e em tantos momentos na história de nossa salvação, sobretudo na vida, morte e ressurreição de Jesus. Enquanto fazemos memória, somos santificados, transformados pelo seu Espírito e convidados a viver uma entrega fiel e total, no serviço amoroso aos irmãos.

      4-Dicas para a celebração:

 Estão no Dia do Senhor Ciclo Pascal p. 308-312. O roteiro básico, realçando o acendimento do Círio, a aspersão com água batismal e outros elementos pascais importantes, está nas p. 241-252.

M. do Carmo de Oliveira e Maria de Lourdes Zavarez

 

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:    

> 4 - Dicas e Sugestões: