O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

8 de abril de 2018

Segundo Domingo da Páscoa - Ano B

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Segundo Domingo da Páscoa: - JESUS RESSUSCITADO ESTÁ VIVO NA COMUNIDADE

(Segunda semana do saltério)

1-Aprofundando os textos bíblicos: At 4,32-35; Sl 118(117); 1Jo 5,1-6; Jo 20,19-31:

Jesus ressuscitado aparece a seus amigos no primeiro dia da semana, o domingo, que começa a ser o Dia do Senhor, dia da reunião da comunidade. Vem para envia-los em missão. Para isso lhes oferece os dons da Páscoa: a paz e a reconciliação. Tomé não estava presente, não participou e por isso teve dificuldade para crer. Pediu sinais concretos porque precisava ver para crer. Ao voltar para a comunidade, encontra Jesus, reconhece-o, aceita a missão de serviço e percebe a validade do testemunho de irmãs e irmãos. Jesus proclama bem-aventurado quem crê sem ter visto. O que se vê são os sinais da presença ressuscitada de Jesus, no meio da comunidade: união, amor concreto, partilha econômica que não deixa ninguém passar necessidade. Partilha livre e consciente, exigida pela necessidade das pessoas e voltada para os mais necessitados, de maneira a destruir a distância entre ricos e pobres. Os bens são destinados ao uso de todos e não privilégio e propriedade privada de poucos. Vendo esses sinais, muita gente acreditou na proposta de Jesus e tornou-se cristã. A comunidade é enviada em missão de paz e reconciliação, das pessoas entre si, consigo mesmas, reconciliação com o universo e com Deus.

2-Atualizando: Cristo Ressuscitado entra em nossa comunidade e na situação concreta de cada pessoa. Ele vem animar nossa fé tão frágil e cheia de medo e nos envia com a missão de viver e construir um mundo reconciliado, feliz e cheio de paz, fruto do amor e da partilha. Como estamos vivendo a Páscoa da ressurreição?

3-A palavra de Deus na celebração: Contemplamos o Ressuscitado presente em nossa comunidade reunida, gerada pela vida nova do batismo e marcada pelos sinais do dom total de sua vida. Soprando sobre nós o seu Espírito, o Senhor nos agracia com sua paz, anima nossa fé medrosa, desmonta nossa incredulidade e nos faz alegres testemunhas de sua páscoa. E nós agradecida/os, ofertamos com Ele, nossa vida ao Pai.

4-Dicas e sugestões: Vejam o Dia do Senhor, Ciclo Pascal ABC, p. 288-292.

 

 

> 2 - Atualizando:     JESUS RESSUSCITADO ESTÁ VIVO NA COMUNIDADE

> 3 - A palavra de Deus na celebração:    

> 4 - Dicas e Sugestões:   

 

M. Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez