O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

21 de janeiro de 2018

Terceiro Domingo do TEMPO COMUM - ano B

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Terceiro Domingo do Tempo Comum – 21/01/2018

PALAVRA DE DEUS PARA ESTE DOMINGO: Jn 3,1-5.10; Sl 24(25); 1 Cor 7,29-31; Mc 1, 14-20
(Inicio da missão em Cafarnaum)

1- Sentido litúrgico
           Nesta páscoa semanal, fazemos memória do chamado feito por Jesus aos seus apóstolos, dando início à sua missão de profeta e servidor do Pai. Para isto Ele convoca pescadores, pessoas simples e pouco letradas do seu povo, para formar com ele, uma comunidade de vida e missão.
  Recordamos todas as pessoas e comunidades que se sentem chamadas e, sem mania de grandeza, colocam-se a serviço do evangelho e da construção da paz
  Hoje, o Senhor nos visita e, nesta celebração, renova seu chamado a cada um(a) de nós. Ele quer nos livrar da tentação de poder e grandeza, nos dar a graça de confiar na sua força que sempre se revela nos fracos e pequenos para sermos anunciadores(as) humildes, disponíveis e alegres do seu Evangelho, “novos pescadores de gente”.

2- Sugestões para a equipe de celebração:
 Criar possibilidade nos ritos iniciais, de cada pessoa ser reconhecida pelo nome e ser acolhida individualmente.
 As leituras deste domingo nos convidam à mudança de vida - à conversão. Seria oportuno, que após a homilia se realizasse o ato penitencial, mais ligado aos textos bíblicos e à realidade concreta da comunidade.
 A primeira leitura poderá ser contada e o evangelho dialogado ou até encenado, se possível.
 O evangelho nos sugere o símbolo da rede de pesca. Onde for possível e oportuno, este símbolo poderá estar presente e inspirar a homilia, as preces...: Quais “as redes” que precisamos abandonar para seguir Jesus, hoje? Como ser hoje, pescadores de gente para o Reino de Deus?
 A liturgia da palavra hoje nos sugere uma atitude ecumênica.
 No dia 25/01 celebraremos a conversão de S. Paulo, apóstolo. Convidar a comunidade a ler ou rezar em casa, ou em grupos, um dos textos que narram sua conversão: At 9,1-9; At, 22, 1-21; At 26, 12-23.

M. do Carmo de Oliveira e Maria de Lourdes Zavarez

 

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     PALAVRA DE DEUS PARA ESTE DOMINGO: Jn 3,1-5.10; Sl 24(25); 1 Cor 7,29-31; Mc 1, 14-20

> 4 - Dicas e Sugestões: