O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

14 de janeiro de 2018

SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Segundo Domingo do Tempo Comum - (TESTEMUNHO DE JOÃO)
 
1. Textos bíblicos / Palavra de Deus para este domingo:  João 1,35-42; 1 Sm 3,3b-10.19; Sl 39(40); 1 Cor 6,13c-15a.17-20     

2. Atualizando: Este domingo liga a festa do Batismo do Senhor e seu ministério público na Galiléia. Apesar de estarmos no Ano B, de Marcos, o evangelho é de João; escolhido por ser mais adequado para iniciar a narração da vida pública de Jesus. O testemunho de João Batista e o encaminhamento de alguns de seus discípulos para o seguimento de Jesus evidenciam a força do ministério de Jesus. Este sentido, Marcos faz aparecer aos poucos, ao longo de seu evangelho nos próximos domingos. Hoje, o Pai nos chama pelo nome e nos convida a entrar no caminho de seu Filho Amado. Crendo e confiando em seu grande amor por nós, pedimos que Ele nos renove e nos engaje na missão do Cordeiro, palavra que aqui tem o sentido de Servo de Deus, na luta para vencermos todas as forças da morte e proclamarmos a vitória da Vida.

3. Sugestões para as equipes de celebração
  Valorizar os momentos de silêncio e contemplação para entrar em maior intimidade  com o Senhor, especialmente antes do canto de entrada, após o canto do salmo e das leituras e depois da homilia e da comunhão.
  Nos ritos iniciais, incensar a assembléia, reconhecendo nela a presença do Senhor Ressuscitado. 
  Abrir a Liturgia da Palavra com um refrão meditativo.
  O evangelho e, mesmo a 1ª leitura poderão ser dialogados. Após o evangelho, cantar como responso o refrão: “Vinde, vede e anunciai!”
  No final da homilia, propor uma ação concreta para a comunidade assumir durante a semana.
  Cantar o canto de Cordeiro de Deus, durante o gesto da fração do pão, na Celebração Eucarística.
  Destacar as várias vocações presentes na comunidade.

M. do Carmo de Oliveira e Maria de Lourdes Zavarez

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     Palavra de Deus para este domingo: João 1,35-42; 1 Sm 3,3b-10.19; Sl 39(40); 1 Cor 6,13c-15a.17-20

> 4 - Dicas e Sugestões:   

 

M. Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez