O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

10 de dezembro de 2017

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO - ANO B

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

~~Segundo Domingo do Advento – Ano B - (2ª. semana do saltério)

1. Aprofundando os textos bíblicos: Is 40, 1-5.9-11; Sl 84 (85); 2Pd 3,8-14;Mc 1,1-8:
A 1ª leitura faz parte do livro da Consolação. Este trecho é um prólogo com várias vozes: 1-2 / voz do profeta a seus irmãos; 3-5 / voz de um arauto; 6-8 / voz de outros mensageiros (não lidos na liturgia de hoje); 9-11 / voz de Jerusalém que recebe a mensagem e a transmite a outras cidades. Falar ao coração, trata-se do mais íntimo, sentimentos, razão e vontade. A voz que clama para abrir no deserto um caminho para o Senhor, motivou os monges de Qumran a retirar-se para o deserto; incentivou a profecia de João Batista. O tema do Novo Êxodo, já anunciado por Jeremias e Ezequiel, começa aqui a afirmar-se explicitamente. A palavra “glória” originariamente significa peso. Deus vai fazer sentir o peso de sua presença, libertando Israel. O verso 9 é boa notícia por excelência, um evangelho: Deus apascenta seu povo como pastor que reúne, “carrega no colo os cordeirinhos” e conduz carinhosamente. É um novo êxodo. O Evangelho retoma Isaías.  Marcos identifica João Batista como o anjo prometido no Ex 33,2, como o arauto da primeira leitura e como o profeta Elias pela austeridade e modo de vestir-se. João, o Batizador, prega no deserto, lugar do caminho de volta para Deus. Muitos acorrem ao deserto porque não acham mais resposta nas liturgias penitenciais e ritos de expiação do templo. JB prega um batismo de arrependimento e conversão que se expressa na confissão dos pecados, como renovação da Aliança e na imersão na água, como rito que sela a reconciliação.

2. Atualizando: A palavra de hoje nos pede um estilo simples de vida, como João, uma crítica à acumulação e consumismo de hoje e denúncia às riquezas injustas. O advento do Reino exige mudança de vida, mudança de mentalidade, mudança do lugar social. Estamos dispostos a isso?

3. A palavra de Deus na celebração: No meio de nossas infidelidades, Deus vem refazer conosco sua aliança, pela memória pascal de Jesus e nos oferece o alimento do Reino. Na escuta atenta da palavra e na partilha do pão, expressamos nosso desejo de conversão pessoal e comunitária, preparando os caminhos para a chegada de um mundo novo.


4. Dicas e sugestões:
a – A cor rosada continua indicando a alegria da espera que marca as celebrações deste tempo.
b – Procissão de entrada, trazendo a 2ª vela do advento. A pessoa que traz a vela coloca-a na coroa, fazendo uma breve oração: A luz de Cristo que esperamos neste advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda.
A comunidade pode cantar um refrão apropriado, como “Não deixe a lamparina apagar...”(H 1, p.40) ou outro.
c – Após a proclamação do evangelho, quem preside retoma algumas frases-chave do texto, como: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!” e assembléia poderá repeti-las.
d – Neste domingo o ato penitencial poderia ser realizado após a homilia, provocado pela Palavra de Deus proclamada e meditada.
e – É bom recordar neste domingo, fatos que são sinais que apressam a vinda de Deus no meio de nós, como:
 Neste dia as igrejas evangélicas realizam o seu Dia da Bíblia. E o Advento é tempo de contemplação e encarnação da Palavra de Deus, para que o Verbo possa fazer morada entre nós. 
 Dia 08/12 – festa da Imaculada Conceição de Maria,
 Dia10/!2 – Dia mundial dos direitos humanos; Dia internacional dos povos indígenas.
 Dia 12/12- Dia de N. S. de Guadalupe, padroeira da América Latina.
 A recordação destes e de outros fatos poderá ser feita antes da 1ª leitura, iniciando a liturgia da Palavra.
f – Cantar o prefácio Advento I ou a louvação do Advento (Hinário Litúrgico 1, p. 73).
G - Lembrar que no próximo domingo é dia nacional de coleta para a Campanha da Evangelização, promovida pela CNBB.
h – Bênção própria do Advento com imposição das mãos sobre o povo ( Missal Romano, p. 519).

 

 

 

> 2 - Atualizando:     A palavra de hoje nos pede um estilo simples de vida, como João, e é uma crítica à acumulação e consumismo de hoje...

> 3 - A palavra de Deus na celebração:    

> 4 - Dicas e Sugestões: