O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

1 de janeiro de 2017

SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE JESUS

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Solenidade de Santa Maria, mãe de Deus


1-Aprofundando os textos bíblicos: Lucas 2, 16-21 – Números 6,22-27 – Salmo 67(66) – Gálatas 4,4-7:  Ao celebrar a festa de Maria, os textos de hoje focalizam o Filho, Jesus. Nos vv. 16-18 do Evangelho, os pobres encontram Jesus; eles sabem ver, discernir e confirmar o ato da Salvação de Deus na simplicidade de Maria, José e o recém-nascido. No v. 19, a contemplação de Maria é a atitude da Igreja-Mãe que medita e interioriza o mistério Pascal; v. 20 – o louvor dos pastores é anúncio do mistério pascal que provoca a conversão. A circuncisão era o rito que introduzia uma pessoa no povo de Israel (Gn 17,2-17; Lv 12,3); Lucas salienta o rito da imposição do nome -  Jesus, Jeshua, “Iahweh” é salvação. O nome indicava a função que a pessoa desenvolveria no meio do Povo da Aliança. A 1ª leitura nos traz a bênção do povo judaico no ano novo, invocando três vezes o nome de Iahweh, como atualização da Aliança, com suas promessas e exigências. Acompanhando o nome de Deus há três formas de augúrio: bênção – vida e proteção, v. 24; a graça e a amizade de Deus, v. 25; o acolhimento e o dom da felicidade, v. 26. O nome de Iahweh é dado a Jesus. Ele é bênção de Deus que salva com a colaboração de Maria.  Na 2ª leitura, Paulo, diz que somos filhas(os) e herdeiros(as) de Deus, não mais escravos, podendo clamar como Jesus: Abba! No Sl 67, pedimos bênção para que a sua salvação chegue a todas as nações.
2-Atualizando: Maria é exemplo da comunidade cristã que aceita a Boa-nova. Ela é modelo de quem acredita na vida vencendo a morte e a escravidão, destruindo o medo e as inseguranças. São os pobres que acolhem Jesus nos braços de Maria. Crescemos na consciência de que a salvação só é possível dentro de uma comunidade que aceita o projeto de Deus a partir dos pobres e excluídos? Para o devoto de Maria o que significa dizer: Feliz ano novo?
3-A palavra de Deus na celebração:
Na celebração o Pai nos oferece a salvação em Jesus Salvador e nós assumimos o cultivo da Paz em nossa realidade marcada por violência, conflitos e guerras. Com Maria, Mãe de Deus damos graças ao Pai que nos cumula de bênçãos em seu Filho, Deus humanizado e, por nós, morto e ressuscitado.
4-Dicas e sugestões: Vejam no Dia do Senhor, Ciclo do Natal ABC, p. 123-133 e 173-177.
 

 

> 2 - Atualizando:     Lucas 2, 16-21 – Números 6,22-27 – Salmo 67(66) – Gálatas 4,4-7: Ao celebrar a festa de Maria, os textos de hoje focalizam o Filho, Jesus. Nos vv. 16-18 do Evangelho, os pobres encontram Jesus; eles sabem ver, discernir e confirmar o ato da Salvação de Deus na simplicidade de Maria, José e o recém-nascido. No v. 19, a contemplação de Maria é a atitude da Igreja-Mãe que medita e interioriza o mistério Pascal; v. 20 – o louvor dos pastores é anúncio do mistério pascal que provoca a conversão. A circuncisão era o rito que introduzia uma pessoa no povo de Israel (Gn 17,2-17; Lv 12,3); Lucas salienta o rito da imposição do nome - Jesus, Jeshua, “Iahweh” é salvação. O nome indicava a função que a pessoa desenvolveria no meio do Povo da Aliança. A 1ª leitura nos traz a bênção do povo judaico no ano novo, invocando três vezes o nome de Iahweh, como atualização da Aliança, com suas promessas e exigências. Acompanhando o nome de Deus há três formas de augúrio: bênção – vida e proteção, v. 24; a graça e a amizade de Deus, v. 25; o acolhimento e o dom da felicidade, v. 26. O nome de Iahweh é dado a Jesus. Ele é bênção de Deus que salva com a colaboração de Maria. Na 2ª leitura, Paulo, diz que somos filhas(os) e herdeiros(as) de Deus, não mais escravos, podendo clamar como Jesus: Abba! No Sl 67, pedimos bênção para que a sua salvação chegue a todas as nações.

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     Maria é exemplo da comunidade cristã que aceita a Boa-nova. Ela é modelo de quem acredita na vida vencendo a morte e a escravidão, destruindo o medo e as inseguranças. São os pobres que acolhem Jesus nos braços de Maria. Crescemos na consciência de que a salvação só é possível dentro de uma comunidade que aceita o projeto de Deus a partir dos pobres e excluídos? Para o devoto de Maria o que significa dizer: Feliz ano novo? Na celebração o Pai nos oferece a salvação em Jesus Salvador e nós assumimos o cultivo da Paz em nossa realidade marcada por violência, conflitos e guerras. Com Maria, Mãe de Deus damos graças ao Pai que nos cumula de bênçãos em seu Filho, Deus humanizado e, por nós, morto e ressuscitado.

> 4 - Dicas e Sugestões:    Vejam no Dia do Senhor, Ciclo do Natal ABC, p. 123-133 e 173-177.

 

Maria C Oliveira e Lourdes Zavarez