O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

9 de janeiro de 2021

BATISMO DO SENHOR JESUS

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Festa do Batismo do Senhor Jesus

1-Aprofundando os textos bíblicos: Mc 1,7-11 – Isaías 42,1-4.6-7 – Salmo 29 (28) – Atos 10,34-38:

Os quatro evangelistas contam o Batismo de Jesus, como uma consagração para a missão. Marcos começa o seu evangelho apresentando o início da atividade de Jesus, com o relato do batismo por João no rio Jordão. O batismo no Jordão constitui, em primeiro lugar, uma epifania, manifestação de Deus em Jesus Cristo. A voz do Pai se fez ouvir e Jesus foi declarado o Filho de Deus: “Tu és o meu filho amado; em ti coloco todo meu bem-querer!” O céu está escancarado, o Espírito de Deus cobre Jesus e o consagra para a missão. Jesus é o Servo da confiança de Deus, encarregado de estabelecer o Reino: Ele é a luz das nações.

 A voz celeste chamando Jesus de “filho amado”, lembra Is 42. Os primeiros cristãos identificaram Jesus como o “Servo de Iahweh”, em quem o Pai confia, e lhe dá a missão de realizar a tarefa de juiz, com a capacidade e o direito de julgar. A missão do Servo vai além do simples profetismo. O trecho Is 42, 1-7 faz parte do primeiro canto do Servo de Iahweh e descreve a sua vocação profética, a missão de não quebrar a cana rachada, de manter acesa a pequena luz que teima a luzir no meio de grandes dificuldades que o povo passa. Com o Sl 29(28) louvamos a Deus que é Senhor de todas as águas. Na leitura de Atos, os primeiros cristãos reconheceram que Jesus cumpriu sua missão recebida no batismo, passando a vida “fazendo o bem”, como juiz benfeitor em defesa das pessoas que o sistema mantém escravizado.

2– Atualizando: Qual é a Boa Notícia que a Palavra de Deus traz hoje para nós, e nossas comunidades? Qual o relacionamento entre a missão de João Batista e a de Jesus de Nazaré? A partir da liturgia de hoje, como podemos ampliar o sentido e a missão de nosso batismo? É preciso que nos deixemos batizar de novo, na dor, no sofrimento, no engajamento e na fidelidade ao projeto do Pai Amado.

3-A palavra de Deus na celebração:

Banhados nas águas portadoras do Espírito, revivemos hoje nossa consagração batismal e como filhas(os) amados do Pai somos confirmada/os na missão de ser luz das nações e anunciadores da boa - nova do Reino. Como povo sacerdotal, proclamamos as maravilhas daquele que nos chamou das trevas à sua luz.

4-Dicas e sugestões:  Recordação da vida: (Na recordação da presença da água em nossa vida; colocar uma jarra de água. A pessoa que coordena diz:) Irmãs e irmãos, neste dia, as águas exultam de alegria por terem recebido, no meio do Jordão, a bênção santificadora. O sol da justiça se banhou no rio, o fogo mergulhou nas águas e foi manifestada a todo gênero humano a salvação de Deus.

(estendendo as mãos sobre a água:) Bendito sejas, ó Pai, por esta água que recorda para nós o batismo de Jesus, teu Filho amado e seu mergulho em nossa humanidade. Que teu povo passe da morte para a vida, e acolha a graça do teu Espírito que manifesta a tua misericórdia, por Cristo, nosso Senhor! 

 (A família e convidados tocando a água, canta:) Nas águas do Jordão mergulhados, somos batizados no Espírito Santo.

 

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:    

> 4 - Dicas e Sugestões:   

 

M. do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez