O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

12 de janeiro de 2020

BATISMO DO SENHOR

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Batismo do Senhor Jesus – ANO A

1-Aprofundando os textos bíblicos:

Mt 3,13-17 – Isaías 42,1-4.6-7 – Salmo 29 (28) – Atos 10,34-38:

Os quatro evangelistas contam o Batismo de Jesus, como uma consagração para a missão. No relato de Mateus, Jesus assume o batismo de conversão para realizar toda a justiça, toda a vontade do Pai, levar a Boa-Nova aos pobres, na força do Espírito que repousa sobre Ele. Cumprir a justiça significa reler a lei na ótica do novo mandamento, o amor. A voz celeste chamando Jesus de “filho amado”, lembra Is 42. Os primeiros cristãos identificaram Jesus como o “Servo de Iahweh”, em quem o Pai confia, e lhe dá a missão de realizar a tarefa de juiz, com a capacidade e o direito de julgar. A missão do Servo vai além do simples profetismo.

O trecho Is 42, 1-7 faz parte do primeiro canto do Servo de Iahweh e descreve a sua vocação profética, a missão de não quebrar a cana rachada, de manter acesa a pequena luz que teima a luzir no meio de grandes dificuldades que o povo passa. Com o Sl 29(28) louvamos a Deus que é Senhor de todas as águas. Na leitura de Atos, os primeiros cristãos reconheceram que Jesus cumpriu sua missão recebida no batismo, passando a vida “fazendo o bem”, como juiz benfeitor em defesa das pessoas que o sistema mantém escravizado.

2– Atualizando:  Qual é a Boa Notícia que a Palavra de Deus traz hoje para nós, e nossas comunidades? Qual o relacionamento entre a missão de João Batista e a de Jesus de Nazaré? A partir da liturgia de hoje, como podemos ampliar o sentido e a missão de nosso batismo?

3-A palavra de Deus na celebração:

Banhados nas águas portadoras do Espírito, revivemos hoje nossa consagração batismal e como filhos(as) amados do Pai somos confirmados na missão de ser luz das nações e anunciadores da boa - nova do Reino.Como povo sacerdotal, proclamamos pela eucaristia as maravilhas daquele que nos chamou das trevas à sua luz.

4-Dicas e sugestões: Vejam no Dia do Senhor, Ciclo do Natal, ABC p.187-196.

 

M. Carmo de Oliveira

M. Lourdes Zavarez

 

> 2 - Atualizando:     A partir da liturgia de hoje, como podemos ampliar o sentido e a missão de nosso batismo?

> 3 - A palavra de Deus na celebração:     Mt 3,13-17 – Isaías 42,1-4.6-7 – Salmo 29 (28) – Atos 10,34-38:

> 4 - Dicas e Sugestões:    Como povo sacerdotal, proclamamos pela eucaristia as maravilhas daquele que nos chamou das trevas à sua luz.

 

M. do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez