O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

9 de dezembro de 2018

Segundo Domingo do Advento – ano C

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Segundo Domingo do Advento – ano C

1-      Aprofundando os textos bíblicos:

Lucas 3,1-6; Baruc 5,1-9; Salmo 126(125); Filipenses 1,4-6.8-11:

O texto de Baruc, retoma o Segundo Isaías, descrevendo a volta dos exilados como um novo Êxodo; manda olhar para o nascente, de onde virá o Sol da Justiça; diz que Jerusalém receberá o nome novo de “Paz de justiça e Glória de piedade” para ser  cidade da paz e fazer dela a sua missão no mundo. No v. 7 retoma Isaías 40, 42 e 49, da mesma maneira que o faz Lucas. O evangelho situa a missão de João Batista na história universal da salvação. João aparece como um profeta, com seu tempo bem definido: “No ano quinze do reinado do imperador Tibério... e tempo dos sumos sacerdotes Anás e Caifás”. Como os profetas precedentes, João denuncia pecados e propõe conversão; mas é profeta único, o anunciado por Is 40,3-5: “Uma voz clama: No deserto abri um caminho para o Senhor...” A preparação do caminho nos leva a uma grande revelação: “Todo mortal verá a salvação de Deus”. O deserto é lugar da reeducação, onde começa uma restauração dolorosa, mas amorosa. O caminho se realiza no deserto do coração, da consciência da pessoa. A purificação no rio Jordão não é um dos muitos ritos praticados no templo ou em casa. É um rito novo onde a água corrente simboliza melhor o perdão na imagem de “lavar”,  deixar limpo e levar água abaixo o mal, o pecado. O Sl 126(125) expressa o desejo e a suplica pela transformação do sofrimento em esperança e de lágrimas em canções. 

2- Atualizando: O “Filho de Deus” veio e vem sempre, viver no meio de nós. A entrega de sua vida, sabedoria, lucidez, nos mostra concretamente o que significa o bem, que é Deus, a “Paz-da-Justiça”. Em que a Palavra de Deus proclamada hoje nos ilumina e nos anima na vivência do Advento? Que “caminhos” temos preparado e anunciado?

3- A palavra de Deus na celebração: Nossa assembléia reunida na sua diversidade  testemunha a salvação que se revela a todos. Renovados pela Palavra que nos convida à conversão, recebemos o Pão da Vida que nos sustenta no seguimento de Jesus e nos fortalece para prepararmos com mais entusiasmo os seus caminhos.

4- Dicas e sugestões: Encontram-se no Dia do Senhor, Ciclo do Natal ABC, p.96-100.

Maria do Carmo de Oliveira e M. Lourdes Zavarez

 

 

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:    

> 4 - Dicas e Sugestões: