REDE CELEBRA 
O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

1 de julho de 2018

Décimo terceiro DTC, solenidade de S. Pedro e S. Paulo

Imprimir Voltar

1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

13º. Domingo TC – S. Pedro e Paulo: 01/07/2018

 

1-Aprofundando os textos bíblicos:

- Mateus 16,13-19: Hoje nos volta a pergunta: Quem é Jesus? A resposta é colocada na boca de Pedro, por Mateus, v. 16. No AT a expressão “Filho de Deus” era aplicada aos anjos, ao povo eleito, aos israelitas fiéis e ao Messias. Deus escolhe e dá uma missão aos seus filhos. Na pessoa de Jesus ganhou novo sentido: Ele é o eleito e enviado pelo Pai com a missão de salvar. Jesus significa “Iahwe salva”. Ao confessar que Jesus é o Messias, Filho de Deus, Pedro é elogiado e recebe a responsabilidade de confirmar os irmãos na fé “Tu és Pedro’ .

Atos 12,1-11 – A Comunidade cristã sofre perseguições. Pelo ano 43 d.C.Herodes Agripa manda matar Tiago e prender Pedro, para agradar ao povo. Um anjo libertou Pedro, como libertou o povo hebreu do Egito. A arma da comunidade é a oração comunitária. Deus é o libertador e é Ele quem age. Este fato pode ser chamado de Páscoa de Pedro.  

Salmo 34(33) – Este salmo encontra em Jesus um sentido novo e insuperável. Seu nome resume tudo o que fez em favor dos pobres que clamam. Agradeçamos a presença e ação libertadoras de Deus em nossa vida.

2Timóteo 4,6-8.17-18 – Na prisão, em Roma, acorrentado e prestes a morrer, Paulo escreve a Timóteo, animando-o na missão. Paulo olha para o seu passado e seu futuro e reconhece que tudo é graça de Deus. É um “atleta” que cumpriu sua missão com garra e coragem, por isso merece a coroa da justiça, sua vitória.

 2- Atualizando:

- Que sentido tem para nós hoje a profissão de fé de Pedro? Em que o testemunho de Pedro e Paulo contribui para o caminhar da Igreja no mundo de hoje?

3- A palavra de Deus na celebração:

- Animados pelo testemunho de Pedro e Paulo vamos ao encontro do Senhor que dá razão e sentido à nossa vida, acolhendo sua Palavra renovamos nossa adesão a Ele. Participando da eucaristia, somos identificados com Cristo e confirmados no seu caminho, para sermos disponíveis aos nossos irmãos, até à morte. Hoje, especialmente, suplicamos para que o Papa e todos os pastores sejam fiéis ao Evangelho na condução da Igreja como servidora da vida.

4-Dicas bem oportunas para a celebração encontram-se no Dia do Senhor, Tempo Comum Ano B , p. 181-188.

M. do Carmo de Oliveira e Maria de Lourdes Zavarez

 

 

> 2 - Atualizando:    

> 3 - A palavra de Deus na celebração:    

> 4 - Dicas e Sugestões: