1 -Aprofundando os textos bíblicos:
1-Aprofundando os textos bíblicos: João 3,14-21; 2Crônicas 36,14-16.19-23; Salmo 137(136); Efésios 2,4-10:
- O velho Nicodemos vai encontrar-se com Jesus à noite; mesmo diante da luz que é Jesus, ele não se deixa iluminar. O tema fundamental do diálogo entre eles é o renascimento vindo do Espírito de Deus. O evangelho usa a figura da serpente do AT (Nm 21, 8-9); quem fosse mordido bastava olhar para serpente de bronze erguida por Moisés, que continuava vivo. Jesus ao ser levantado na cruz, se torna fonte de vida para todos. Para João, o juízo se dá quando a pessoa se encontra na presença de Jesus e de sua cruz e não aceita a sua revelação. V. 18
- O nome manifesta a pessoa; fé no nome de Jesus consiste em reconhecer o seu poder, como Filho de Deus, e revelador do amor do Pai.
- A infidelidade levou o povo a uma catástrofe que foi considerada castigo de Deus. Mas Deus continua fiel e disposto a salvar e reconstruir o povo através da história.
- Clamor do povo no exílio da Babilônia. Deus é o aliado que deseja seu povo livre para livremente expressar sua fé.
- Optar por Cristo é optar pela vida. A salvação se realiza através do Ressuscitado. Morto está quem vive sem Cristo, pensando em si, alheio ao amor e comunhão com os irmãos.
2-Atualizando: A comunidade cresce e se fortalece na medida em que põe em prática o projeto de Jesus, a serviço da vontade do Pai, manifestada pelos mandamentos, profetas, mártires, apóstolos e mais plenamente pela vida de Jesus. Temos vivido na luz, na fidelidade à aliança, no projeto trazido por Jesus Cristo?
3-A palavra de Deus na celebração:
Na celebração damos graças ao Pai, porque que em Jesus realiza o maior gesto de amor para conosco. Contemplando-o erguido na cruz, nossas trevas são desmascaradas e vencidas e a esperança de um mundo feliz e libertado é reavivada. Como povo peregrino, comemos de seu pão, antecipando na fé a realização da comunhão entre nós, com o mundo e com Deus.
4-Dicas para a celebração que, hoje tem uma tônica festiva, encontram-se no Dia do Senhor, Ciclo pascal ABC p. 116-120. A cruz poderá receber maior destaque. Um roteiro básico encontra-se às p. 41-53.
M. Carmo de Oliveira e
M. Lourdes Zavarez
> 2 - Atualizando:
> 3 - A palavra de Deus na celebração:
> 4 - Dicas e Sugestões: