O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

A PALAVRA DE DEUS NO DIA DO SENHOR

20 de agosto de 2017

Solenidade da Assunção de Maria, Mãe do Senhor – 20º. TC

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1 -Aprofundando os textos bíblicos:     

Solenidade da Assunção de Maria, Mãe do Senhor – 20º. TC

1-Aprofundando os textos bíblicos: Apocalipse 11,19a; 12, 1.3-6a.10ab; Salmo 45(44); 1 Coríntios 15, 20-27a; Lucas 1, 39-56 (Cântico de Maria).

O evangelho de hoje é um salmo em forma de ação de graças que Maria canta e celebra profética e jubilosamente, memória de toda a história da salvação, não dela isolada, mas como filha e imagem do povo de Deus. Maria fala de Deus que toma partido dos pequenos: sacia de bens os famintos, derruba os poderosos e eleva os humildes. Ela celebra e canta o Deus da Aliança, aliado dos pobres e pequenos. É linguagem tradicional do AT. É o cântico de agradecimento pelo cumprimento da Aliança. O Magnificat é israelita, subversivo e escatológico. Isabel declara que Maria é a crente, em contraste com Zacarias que duvidou: “Bem-aventurada aquela que acreditou: o que lhe foi dito da parte do Senhor se cumprirá.” A primeira leitura traz a mulher que gera o Messias. A mulher, adornada de esplendor, coroada de 12 estrelas, simboliza o povo das 12 tribos, perseguido pelo dragão, dominadores de todos os tempos, imagens de satanás. O dragão é descrito com sete cabeças, mas com 10 chifres. O chifre é símbolo do poder, mas o número dez revela sua limitação. O número 7 dá a impressão de coisa ilimitada, mas o número 10 o desmente. A 2ª leitura diz que a ressurreição de Jesus é o fundamento à ressurreição de todo ser humano; ele é a primícia da humanidade acolhida por Deus em sua glória. Maria segue-lhe o caminho vencendo o último inimigo, a morte!

2-Atualizando: A ligação com Maria nos vem justamente porque ela é alguém entre os pequenos que Deus escolhe. Se declaramos muita devoção a Maria e pouco compromisso com os famintos e desamparados, estaremos fora da obra que Deus realiza com ela. Será que temos intimidade com a Maria do “magnificat” e do apocalipse? Mulher profeticamente do lado dos que nada têm, por isso ressuscitada com seu Filho? 

3-A palavra de Deus na celebração: Como comunidade peregrina, grávida da salvação de Deus nos reunimos e vivemos a experiência de Maria, que vestida de sol e adornada de jóias bonitas, canta a esperança oferecida aos pequenos e pobres. Com ela sentamos à mesa do Pai e participamos do banquete do Reino, com seu Filho, saboreando antecipadamente a alegria de nossa assunção definitiva.

4-Dicas e sugestões: Vejam no Dia do Senhor TC, Ano A p. 319-328.
a) Preparar o local da celebração com um painel, ícone ou imagem de Maria, com uma frase – chave do evangelho que hoje – à escolha da equipe.
b) A cor litúrgica de hoje é o branco, usada nas toalhas, vestes e na decoração.
c) Fazer uma acolhida fraterna das famílias, destacando a presença das mulheres. Hoje se encerra a Semana Nacional da Família.
d) A primeira leitura seja proclamada por uma mulher. Se possível, contada de cor. Durante as três leituras uma família seguras velas acesas ao redor da Mesa da Palavra.
e) Durante o canto do Salmo 44(45), um grupo de jovens faz uma dança ou expressão corporal alegre e orante.
f) O Evangelho poderá ser dialogado ou encenado e o cântico de Maria, cantado.
g) No momento das preces comunitárias, lembrar das famílias e das religiosas(os) que trabalham ou já trabalharam na comunidade, dando testemunho de serviço ao Reino, pela vida consagrada.
h) No prefácio, ou na louvação, onde não houver missa, entoar o bendito em forma de repetição, conforme sugestão da Revista de Liturgia, n. 112, p. 119:
 “É bom cantar um bendito / um canto novo, um louvor!”
Ao Deus do céu, Pai bondoso, / Por Cristo nosso Senhor!
Ao Deus que acolhe Maria /  Pra ser a mãe do Salvador!

i) Cantar o "Magnificat" durante a comunhão.

Maria de Lourdes Zavarez e M. Carmo de Oliveira

 

 

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