33º Domingo do Tempo do Discipulado e da Missão – B:
DOMINGO DA GRANDE ESPERA
Marcos 13,24-32
Há uma Bem-Aventurança de Jesus que talvez seja a mais evocada: “Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!”. Merece atenção o artigo “a” que precede e determina o substantivo “justiça”. A fome e sede não são de qualquer justiça. São de uma justiça determinada, aquela que transcende a de todos os tribunais e juízes deste mundo. Aquela, cuja sede, está no profundo do coração dos pobres, dos últimos, dos excluídos da terra, dos que só têm Deus por eles. Quando será que a justiça de Deus se fará sobre a face da terra?... É disso que se trata quando se fala de “fim do mundo” ou da “Vinda final do Filho do Homem”. A destruição do Templo de Jerusalém, por volta dos anos 70 d.C.; o fim do Império Romano, no final do século V; mais perto de nós, as duas grandes guerras mundiais; finalmente, toda a onda de violência que vem tomando conta do mundo, juntamente com as grandes catástrofes provocadas pelos fenômenos da Natureza... Tudo isso e cada coisa a seu tempo, tem levado o povo a pressagiar o “fim do mundo”. E os mundos passam, mas a História continua, assim como permanece aceso o sonho da Justiça. Quando será esse Dia?... É um segredo do Pai. Aos filhos e filhas, cabe esperar, empenhando-se para que esse Dia não tarde demais e os pobres não percam a esperança. Será feliz quem, atento aos “sinais dos tempos”, fizer sua parte, aqui e agora, e souber entoar o canto da esperança que “não decepciona” (Rm 5,5).
E como tudo isso tem tudo a ver com esse tempo de CRISE do país e do mundo!
aleluia! aleluia! aleluia! aleluia! Pois o Dia em que vem o Senhor Vocês nunca saberão! aleluia! aleluia! aleluia! aleluia!
(4) Ofertório: NÃO SE DEVE DIZER
não se deve dizer: “nada posso ofertar!”, /:pois as mãos mais pobres é que mais se abrem para tudo dar!:/
1.O Senhor só deseja Que em nós tudo seja Constante servir... Quando nada se tem, Só resta dizer: “Senhor, eis-me aqui!”
2.Com as mãos bem abertas Trazendo as ofertas De vinho e de pão, Surge o nosso dever De tudo fazer Com mais doação!
3.Alegrias da vida, Momentos da lida Eu posso ofertar; Pois, nas mãos do Senhor, Um gesto de amor Não se perderá! _________________________________ Nosso ofertório, hoje, é nossa fome e sede da Justiça... e, em JESUS, a sinceridade do nosso empenho em realizá-la em nossa vida pessoal e, através da nossa militância, no meio em que vivemos... Colocar a vida a serviço do Reino da Justiça, da Irmandade, do Amor no meio de um país dividido pelo preconceito e pelo ódio, pela mentira e pela enganação, eis o nosso ofertório, em comunhão com Jesus. |
(1) Abertura: A TI, SENHOR, MEU PEDIDO Sl 143 + Sl 88, 3 (HIN III B)
a ti, senhor, meu pedido: volta pra mim, volta pra mim, volta pra mim senhor, pra mim o teu ouvido!
1. Ó Amor, escuta a prece Que te faço e o meu pedido! Vem, me atende, Deus fiel! Eu preciso ser ouvido... Se vieres nos julgar, Todo mundo está perdido!
2. Lembro os dias do passado: Os teus feitos que me alentam. Eu estendo as minhas mãos, A minh’alma está sedenta Como terra esturricada, Ressequida e poeirenta.
3. Vem depressa, Eterno Amor! Vem depressa me escutar! Meu espírito está fraco, Eu já estou pra desmaiar... Não me escondas o teu rosto, Para eu não me arrasar.
4. Vem, me ensina a fazer sempre, Ó Amor, tua vontade! Teu Espírito me guie A uma terra conquistada. Vem, renova a minha vida, Das angústias libertada!
(12) Salmo de resposta: Sl 16 (HIN III B)
guardai-me, ó deus porque em vós me refugio!
1.Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, Meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Eterno ante meus olhos Pois, se o tenho a meu lado, não vacilo!
2.Eis porque meu coração está em festa, Minha alma rejubila de alegria; Até meu corpo no repouso está seguro, Pois não haveis de me deixar entregue à morte!
3.Nem deixareis ver vosso amigo a corrupção; Vós me ensinais vosso caminho para a vida; Junto de vós, felicidade sem limites, Delícia eterna e alegria ao vosso lado!
(3) Aclamação: ALELUIA! + Mt 24,42.44 aleluia! aleluia! aleluia! aleluia! É preciso ficar vigilante, Estar sempre de prontidão, (5) Comunhão: VEM O DIA Mc 13,27 + Sl 62 (HIN III B)
vem o dia por nós esperado do encontro final com jesus... todos vivos alegres cantando, louvarão a vitória da cruz!
1.Só em Deus acho repouso, Dele espero a salvação! Ele é força que me salva, Força pr’eu não ir ao chão! /:Até quando vocês juntos Contra um só atacarão?...:/
2.Contra um muro que se inclina Ou parede a desabar, Já tramaram derrubar-me E não sabem se calar... /: Sua boca diz louvores, Coração a condenar...:/
3.Povo, espera no Amor, Abre a ele o coração! Todo ser é só um sopro, Toda gente, uma ilusão... /:Se botarmos na balança, Pesam menos que um balão!:/
4.”Só Deus tem poder e glória!” Foi assim que eu entendi... A bondade só tu tens, O amor se encontra em ti, /:Dás conforme a gente faz, Também, isto eu entendi!:/ ____________________________________________________________________
Estamos chegando à reta final do Ano Litúrgico... É tempo de dar balanço em nossas vidas, antes de começarmos uma nova etapa... Vem aí o NATAL e o ANO NOVO!... Para além das ilusões do consumismo, teremos um sonho maior, capaz de dar a estes eventos e à nossa própria vida, um sentido maior?... Como nunca, o REINO DE DEUS nos desafia e convoca! |
DOWNLOAD DO ARQUIVO →