O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

DESTAQUES SEMANAIS

FELIZ ANO NOVO - Texto de José Vanin, 2021

01/01/2021

FELIZ ANO NOVO – 2021

José Vanin Martins – Goiânia, Jan. 2021

 

Chegamos ao 2021, e eu cheguei à minha estreia na década dos oitenta, bem no tempo da primeira pandemia dos tempos modernos com todo avanço da tecnologia. Nunca Deus foi tão bombardeado pelos milhões de pedidos de cura.

Já ouvi muitas pessoas dizerem que Deus permitiu essa epidemia. O MEU DEUS, o DEUS DE JESUS CRISTO é aquele que manda o sol e a chuva sobre os bons e o maus (Mt 5,45) e quer que todos tenham vida e vida em abundância (Jo 10,10).

Na verdade, a causa da pandemia, que traz a morte é:

- a ganância, a avareza de um bom punhado de milionários;

- a corrupção de uma grande maioria dos donos dos poderes legislativos, executivos e judiciário e militar;

- o uso irresponsável da mídia.

- o desvio de verba da ciência, da educação, do saneamento básico, da habitação, e...

- a exploração irresponsável da natureza: desmatamento, poluição, mineração, barragens..

-  a exploração do trabalhador, negando um salário justo e digno...

-  a exploração da incompreensão da verdadeira prática religiosa...

 

Já em 2015, o virologista RALPH BARIC alertou o mundo para o perigo da chegada dessa nova epidemia. Ela podia ter sido evitada.

            Agora com oitenta anos, acredito na força da nova juventude, que floresce em todos os meios sociais. Ela busca a igualdade de gênero, opções sexuais, recursos de educação, de saúde, de moradia, de trabalho dignamente remunerado, de religião. É A GRANDE UTOPIA. SOMOS TODOS FILHOS DO MESMO PAI, COM TODOS OS DIREITOS, MORANDO NA MESMA TERRA.

 A nova juventude já está se fortificando e se organizando para a realização da prece e do sonho de MARIA: DERRUBAR DO TRONO OS PODEROSOS, MANDAR EMBORA OS RICOS DE MÃOS VAZÍAS PARA QUE O POBRE POSSA TER VEZ E VOZ. (Lc 1,52-53)

 

DOWNLOAD DO ARQUIVO →