O mistério na vida... Circulando, fluindo... nos elementos, nas estações. Palavra que brota, agir que floresce... A luz pascal que incendeia a festa da existência. A soma dos "ires-e-vires", de homens e mulheres que celebram, se encantam, e se enredam, no cuidado com o mundo, na busca do Reino.

DESTAQUES SEMANAIS

PARTILHAR, NÃO SAQUEAR A CRIAÇÃO

01/09/2020

Papa Francisco exorta a ‘partilhar,’ não ‘saquear’ a criação em mensagem nas vésperas do Tempo da Criação

Papa Francisco chama todas as pessoas a rezarem para que a criação seja partilhada “de forma justa e respeitosa.”

Às vésperas do Tempo da Criação ecumênico, o Papa Francisco se pronunciou com convicção contra os atos de “saque” contra a criação de Deus e chamou a todas as pessoas para agir na proteção dos dons de Deus “hoje, não amanhã, hoje.”

Sua Santidade, falando no Vídeo do Papa mensal para o mês de setembro, disse que países e empresas no Norte global exploraram os “dons naturais do Sul [global], gerando uma ‘dívida ecológica.’

“Quem pagará essa dívida?” ele perguntou.

“Além disso, a ‘dívida ecológica’ é ampliada quando multinacionais fazem fora de seus países o que elas não têm permissão para fazer nos seus. É ultrajante.”

Sua mensagem chamando a todos para agirem, chega no momento em que os católicos e a família cristã global estão se preparando para o início do Tempo da Criação, a celebração anual de oração e ação pela nossa casa comum.

Ouça e compartilhe a mensagem inspiradora do Papa Francisco

A celebração ecumênica começa terça-feira, 1 de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e encerra dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia e amado por tantas denominações cristãs.

Em meio às crises que abalaram nosso mundo, milhares de comunidades nos seis continentes vão seguir as palavras do Papa Francisco e participar do Tempo da Criação.

Conte aos cristãos do mundo inteiro que agora é a hora de agir. Ouça e compartilhe o vídeo do Papa Francisco.

Os cristãos vão buscar renovar sua relação com o Criador e com toda a criação através da celebração, da conversão e do compromisso.

As comunidades participarão de eventos presenciais, como cerimônias de plantio de árvores em áreas ecologicamente sensíveis, momentos de oração pela criação e caminhadas ecológicas em que os participantes discernem em oração como Deus os está chamando para cuidar dos recursos do mundo.

Eventos globais online, incluindo uma série de conferências focadas em uma transição justa da pandemia da COVID-19, também ajudarão os católicos a se conectarem e se unirem como uma família durante este período especial do ano.

O Papa Francisco concluiu o breve vídeo com uma oração pela criação. “Rezemos para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa.”

“Não ao saque, sim à partilha.”

“Hoje” é a hora dos cristãos se unirem.

Hora de agir: Compartilhe o vídeo inspirador do Papa Francisco

O texto completo do vídeo do Papa Francisco para setembro se encontra abaixo:

Estamos espremendo os bens do planeta. Espremendo-os, como se fosse uma laranja.

Países e empresas do Norte enriqueceram explorando dons naturais do Sul, gerando uma “dívida ecológica”. Quem pagará essa dívida?

Além disso, a “dívida ecológica” é ampliada quando multinacionais fazem fora de seus países o que elas não têm permissão para fazer nos seus. É ultrajante.

Hoje, não amanhã, hoje, temos que cuidar da Criação com responsabilidade.

Rezemos para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa.

Não ao saque, sim à partilha.

 

DOWNLOAD DO ARQUIVO →